5 Tipos de Camuflagem para Airsoft!

tipos de camuflagem airsoft

Escolhendo sua camuflagem:

Em nosso blog já abordamos o tema “Airsoft” algumas vezes, inlcusive no post “O que é Airsoft?!”. No entanto, é importante frisar que o airsoft é um esporte em que os jogadores participam de simulações de combates militares. Para isso, é importante saber tudo sobre Camuflagem para airsoft, e é isso que iremos te explicar agora.

Os tipos de camuflagem para airsoft são diversos, e dependem das condições climáticas e das características do ambiente. Dessa forma, é preciso saber com antecedência o local, e se preparar de maneira adequada. O fato de ser mais ou menos iluminado, ter mais ou menos vegetação, influencia diretamente na sua escolha!

A Origem da Camuflagem na Natureza

camaleao camuflado no fundo

Muito antes de ser utilizada no âmbito militar, a camuflagem já existia em um dos maiores cenários de guerra que existem, a natureza. Animais e plantas já fazem uso desse recurso a milhões de anos, por instinto.

É algo lógico e estratégico em um cenário de guerra. Ficar “invisível” para seu inimigo, é algo que te proporciona uma vantagem absurda.

A natureza sabe muito bem disso, e até hoje serve de inspiração para que possamos entender a maravilhosa arte de se camuflar.

Tipos de Camuflagem Para Airsoft Mais Conhecidas

1 – Camuflagem Black

camuflagem black para airsoft

Geralmente utilizada em ambientes de alto risco e por operações especiais. Este tipo de camuflagem é ideal para combates noturnos. Contém, algumas manchas verde escuras, enquanto o restante da farda e dos equipamentos são pretos. O objetivo é deixar o soldado praticamente invisível com a escuridão.

Além disso, a cor preta também tem como aliado o fator psicológico. A vestimenta completamente negra gera medo no inimigo e demonstra força e poder.

Se popularizou no Brasil devido ao filme “Tropa de Elite”, na qual o B.O.P.E. foi retratado com sua tradicional farda preta.

2 – Camuflagem WoodLand

camuflagem woodland para airsoft

Acredito que a camuflagem mais famosa na cultura popular, é a woodland. Criada durante a Segunda Guerra Mundial, aparece de forma recorrente em vários filmes de guerra.

Com suas manchas verdes e marrons, é uma das camuflagens mais utilizadas pelos praticantes do airsoft (eu inclusive tenho uma farda completa).

A Woodland é muito eficaz em florestas e ambientes urbanos, sendo adequada para partidas em locais com muita vegetação ou que possua elementos urbanos.

3 – Camuflagem Desert

camuflagem desert para airsoft

Como o próprio nome já diz, essa camuflagem é indicada para locais com o aspecto de deserto. Geralmente mesclada em diferentes tons de marrom com branco, foi feita para criar uma camuflagem em rochas e campos arenosos.

Portanto. é perfeita para locais áridos com pouca vegetação e também locais muito iluminados, por ter uma cor mais clara e pouco chamativa.

4 – Camuflagem Multicam

Criada para substituir o padrão universal, é composta por 7 tons de marrom e verde, isso garante a camuflagem nos mais variados cenários.

Enquanto a woodland é voltada para um ambiente com maior vegetação, a multicam consegue ter um bom desempenho no cenário urbano e também com vegetação, sendo extremamente adaptável.

Pode ser utilizado em diferentes condições climáticas. Além disso, é ideal para partidas realizadas durante o dia, em qualquer cenário.

5 – Tropical

A princípio, a camuflagem tropical é composta por duas tonalidades de verde. Sendo assim, é ideal para cenários com muita vegetação.

Essa camuflagem foi desenvolvida pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Independente da iluminação, é praticamente impossível identificar um soldado com esse tipo de camuflagem no meio da vegetação forte.


E aí, qual a sua camuflagem preferida? Comenta aqui embaixo que eu quero ver! Hahah

Eu fico por aqui, um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *