Carabina de Mola ou Gás Ram? Qual é melhor?

gas ram e mola lado a lado

“Devo optar por uma carabina de mola ou gás ram?”. Essa sem dúvida está no top 3 perguntas que mais recebemos de nossos clientes. Esse questionamento assombra desde os novatos até os mais experientes.

Mas fica tranquilo, nós aqui da AventuraMix, vamos te ajudar com essa! Afinal, é melhor uma carabina de mola ou de gás ram?

Mas, antes de respondermos essa pergunta, eu tenho outra para te fazer… Você realmente sabe o que é o gás ram? Não?! Então vamos lá:

O que é o Gás Ram?

Para quem está iniciando, o termo “gás-ram” pode gerar muita confusão. Afinal, existem outras carabinas a gás, como modelos PCP’s ou até as carabinas CO2. Mas, é importante deixar claro que sua única semelhança é serem armas de pressão. Fora isso, PCP’s e carabinas CO2 não tem nada em comum com carabinas Gás Ram.

O gás ram é um pistão pneumático, com gás nitrogênio comprimido sob pressão em seu interior (atualmente existem modelos que usam outros gases no lugar do nitrogênio). Posteriormente ele é acionado da mesma maneira que a mola convencional, ao bascular o cano da carabina. A haste do pistão “entra” dentro do cilindro e comprime o gás. E então, no momento que o gatilho é acionado, esse pistão se solta e cria o impulso que dá origem ao disparo.

Ou seja, o gás ram tem o seu funcionamento dado através do movimento de compressão e expansão.

Geralmente é utilizado o nitrogênio nos pistões de gás ram. Esse é um gás inerte, que sofre pouquíssima variação com mudanças de temperatura e altitude. Em outras palavras, ele garante melhor desempenho e menor variação dos disparos.

Agora que já entendemos o que é o gás ram, afinal, ele é melhor ou pior do que a mola?

O Gás Ram é melhor do que a Mola?

Há quem diga que o gás ram aumenta a potência de sua carabina, deixa ela mais forte, outros dizem que o gás ram aumenta a precisão dos tiros. No entanto, o que é realmente verdade?

A resposta é nenhuma das opções acima. O gás rám (mais popularmente conhecido como GR) te proporciona inúmeras vantagens, mas, não chega a aumentar a potência e nem a precisão dos seus disparos.

Dentre as vantagens do gás ram, temos, as principais indicadas abaixo.

Vantagens do Gás Ram

Constância na força de engatilhamento:

Diferente das molas convencionais que vão ficando mais difíceis de engatilhar com o decorrer do tempo, a força necessária para engatilhar uma carabina com gás ram permanece a mesma.

Menor variação de potência:

É comum ao cronar (medir a velocidade) um disparo, notar uma certa variação de potência. O gás ram diminui muito essa variação, proporcionando disparos mais uniformes.

Vida útil do equipamento:

Enquanto uma mola convencional tem uma vida útil de aproximadamente 5 mil disparos, um pistão de gás ram dura em média 70 mil tiros. É uma diferença gritante e o principal fator que torna o gás ram tão atrativo.

Menor vibração:

A física do movimento da mola faz com que ela vibre muito mais durante um disparo, dando a impressão de um “recuo” muito forte. Já o gás ram, por ser um pistão comprimido, proporciona um tiro mais suave e com menor vibração. Com a carabina vibrando menos, o atirador tem uma mira melhor e consequentemente alcança uma maior precisão.

Menor dano às lunetas:

Devido ao fato de ter uma menor vibração, o atrito que é repassado para à luneta (ou qualquer mira) instalada na carabina diminui muito, aumentando assim sua durabilidade de forma considerável.

Menor Ruído:

Pela retenção das ondas de choque, o pistão de gás ram produz um ruído de disparo inferior ao da mola convencional.

Melhor custo benefício:

Ao levar em consideração a vida útil da mola e do GR, a longo prazo teriam que ser realizadas várias trocas de mola que já viabilizam o gás ram como sendo muito mais econômico.

Sem necessidade de manutenção:

Mesmo a mola convencional possuindo suas reservas de lubrificação, ela ainda pode necessitar de manutenção no decorrer de sua vida útil. Já o gás ram não, é um equipamento que não tem nenhum tipo de manutenção.

Utilização em espera:

Se você engatilha sua carabina e demora muito para efetuar o disparo, isso desgasta a mola e faz com que ela perca potência. Se sua carabina tiver o GR instalado, você não precisa se preocupar, pois ele não irá sofrer com essa perca de potência, possibilitando assim que você fique tranquilo em situações de espera por um alvo, ou algo semelhante

Enfim, essas são as principais vantagens do uso do gás ram em relação à mola convencional. Lembrando que essas características podem variar de acordo com o modelo e à marca do gás ram, da arma, etc.

Respondendo à pergunta: Sem dúvidas o gás ram é melhor que a mola, e já faz um bom tempo que ele está sendo a preferência dos atiradores, visto que quem usa uma vez, não larga mais.

No entanto, existem situações em que você tenha que optar por uma carabina de mola ou gás ram, e a mola seja mais adequada. Por isso, é importante avaliar o que compensa na sua realidade.


Resumindo, essas são as vantagens de uma carabina com gás ram. Clique e veja mais sobre o tema Gás Ram.

Gostou? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Comenta aqui e fala com a gente.

Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *