Carregador de Bateria para Airsoft: Tudo o que você precisa saber!

carregador de airsoft

Fala meus amigos, tudo certo?

No post de hoje iremos bater um papo sobre os carregadores de bateria para airsoft, irei passar todas as informações necessárias para que você fique craque no assunto… Bora lá?

Entendendo sobre os Carregadores

Aqui no blog nós já falamos sobre as Baterias de airsoft, que é um dos itens mais importantes no desempenho do jogador durante a partida, porém, o mal uso e gerenciamento desse item ocorrerá em diversos problemas para o jogador.

Para que a bateria tenha a melhor durabilidade e usabilidade possível, é necessário que o operador a utilize da forma correta. O mercado de carregadores nos oferece diversos modelos e marcas, sendo assim, diversas pessoas possuem dúvidas quanto a estes tipos de carregadores.

Como sabemos, existem 4 tipos de baterias: a de NiCd (Níquel Cádmio), a NiMh (Níquel Metal Hidreto), a LiPo (Lítio Polímero) e a LiFePo4 (Lítio Ferrofosfato) onde cada uma delas possuem características diferentes quanto a capacidade e desempenho.

Basicamente, os modelos de carregadores são os simples, que são aqueles que não acendem alguma luz quando a bateria estiver carregada e que não cortam a saída de energia quando sua carga estiver cheia e os carregadores inteligentes, que são aqueles que você encontram luzes indicando se ela está carregando ou quando ela está carregada, além do carregador cortar a saída de energia assim que a bateria estiver carregada.

Podemos também encontrar os carregadores inteligentes que possuem balanceador, onde faz com que as células da bateria se recarreguem de maneira igual, prolongando a vida útil da bateria.

Dependendo da marca e modelo, cada carregador irá liberar uma diferente amperagem (medida de intensidade da corrente elétrica) para a bateria durante o seu carregamento. As voltagens encontradas em modelos são do tipo 110v, 220v ou bivolt.

Mas e as Pistolas Elétricas? Para as AEPs, como sua bateria possui uma conexão e forma diferente, existem carregadores exclusivos para elas, que também poderão ser encontradas com o do tipo simples e o do tipo inteligente.

Modelos de carregadores para AEGs e AEPs.

Calculando o tempo de recarga da bateria

Para o cálculo de tempo de recarga de uma bateria, utilizamos uma fórmula universal para elas, e com o carregamento correto, você evita sérios danos e prolonga a vida útil da sua bateria.

Lembrando que este método só funciona com os carregadores de modelo simples.

Vamos ao cálculo:

(A / B) * C = X

A = Amperagem da bateria (capacidade de carga)
B = Saída de amperagem do recarregador
C = 1,2
X = Tempo de recarga em Horas.

Vamos à um exemplo:

A = Bateria de 1500mHa
B = Saída do carregador de 500mHa
(1500/500) x 1,2 = 3,6 = 3 horas e 36 minutos de tempo de carregamento

Cuidados

  • Utilize até o fim, se puder, toda a carga da sua bateria para poder recarregar novamente;
  • O cálculo do tempo de carregamento só funciona se a bateria estiver totalmente vazia;
  • Verifique se seu carregador é compatível com o tipo de bateria da sua AEG ou AEP;
  • Cuidado com a temperatura da sua bateria. O excesso de carga nela além de elevar sua temperatura, fará com que sua bateria “queime”;
  • Nunca deixe sua bateria carregando além do tempo necessário;
  • Verifique se o seu carregador e sua tomada possuem a mesma voltagem.

E é isso, galera! Este foi o nosso artigo sobre carregadores para Airsoft, para que a bateria ajude no desempenho do atirador durante o jogo, vai depender de que você a recarregue de forma correta.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão/dica? Deixe nos comentários abaixo que nós iremos te responder!

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *