Isolante Térmico Vale a Pena?

isolante térmico

Fala pessoal, tudo certo?

No post de hoje vamos falar de um item que é muito importante durante os acampamentos, mas que muitas vezes acaba sendo esquecido, o isolante térmico!

Vale ressaltar que a importância desse item não se dá nem tanto pelo conforto, mas pelo calor, que é algo essencial nos campings.

O Isolante térmico

Como o próprio nome sugere, os isolantes térmicos servem para isolar o frio que vem do chão, e por isso ele é colocado embaixo do colchão ou saco de dormir.

Ao contrário do que muitos pensam, esse item não serve apenas para que o aventureiro durma de forma mais confortável. Ele é responsável por não permitir que o frio intenso se propague, prevenindo riscos de hipotermia.

Isolante térmico é o material capaz de evitar que a temperatura do meio externo se misture com a temperatura do outro ambiente. Sendo assim, o isolante térmico que é usado pelos campistas é uma espécie de colchão que tem essa capacidade de isolamento, deixando o usuário livre da influência da temperatura do solo.

É possível encontrar uma variedade de isolantes térmicos para campistas, mas os dois principais são:

  • Isolante de EVA: Esses são os mais comuns, sendo que, no momento de comprá-los, você deve prestar atenção no odor do material (deve ser quase imperceptível) e na espessura. Esse segundo aspecto define tanto o peso, que geralmente não é superior a 500 gramas, quanto a capacidade de isolar o ambiente. Um isolante de 10mm de espessura, por exemplo, dá conta do recado até mesmo em temperaturas negativas. Por formarem um volume considerável, é mais indicado transportá-los fora da mochila.
  • Infláveis: Assim como os isolantes de EVA, os infláveis também são extremamente eficientes e leves. No entanto, eles têm um volume menor e podem ser carregados dentro da mochila. Em relação ao uso desse material, vale destacar que ele deve ser colocado sempre entre o solo e o saco de dormir.

Como a principal função dos isolantes térmicos utilizados nos campings é evitar que a temperatura do solo interfira na temperatura do ambiente onde se está acomodado, eles devem ser utilizados tanto no frio quanto no calor.

Preserva a temperatura interna

Muitas pessoas não dão a devida importância para o uso de um isolante térmico porque pensam que apenas o saco de dormir é o suficiente para garantir o isolamento térmico, mas estão bem engalanados.

Ao entrar no saco de dormir, a camada de ar que fica na parte de baixo do saco, que seria o fator responsável por garantir o isolamento térmico, fica comprimido pelo peso e suas propriedades isotérmicas já não são mais eficientes.

Já os produtos feitos especialmente para essa finalidade são pensados justamente para suportar o peso do corpo e garantir um isolamento eficiente. Sendo assim, esse item é indispensável para evitar a exposição dos campistas a temperaturas muito elevadas ou excessivamente frias, evitando problemas de saúde.

Corrige imperfeições do solo

Uma das grandes vantagens dos isolantes é que eles são feitos de materiais que se adaptam até mesmo a solos irregulares, deixando o usuário totalmente confortável, diferente de quando o usuário opta por utilizar apenas o saco de dormir.

Justamente por apresentarem uma grande capacidade de adaptação a diversos tipos de terreno, os isolantes podem ser usados para sentar no chão quando necessário, sendo que o conforto é garantido.

Praticidade

Existe vários modelos de isolantes térmicos disponíveis no mercado, mas no geral, todos eles oferecem um nível elevado de praticidade, já que podem ser facilmente transportados na mochila.

No entanto, os isolantes infláveis podem ocupar um pouco mais de espaço, já que o usuário precisará utilizar um inflador para poder enchê-lo. Mas eles também são bem práticos e garantem um isolamento térmico bem eficiente.

Sendo assim, é possível concluir que um isolante térmico é essencial para que o campista não passe por situações desconfortáveis e deve sempre fazer parte do checklist no momento de planejar uma aventura.


Agora, comenta aqui embaixo, você já possui o seu isolante térmico?

Um grande abraço, e até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *