O que é Blowback Airsoft? Como Funciona?

O que é Blowback?

Entender o que é o Blowback Airsoft é muito simples. Ao assistir um filme de guerra, ou qualquer um do gênero que contenha armas, é posível ver esse comportamento.

Quando uma arma de fogo dispara um projétil, ela descarta uma “cápsula”, que é expelida através de sua câmara de ejeção. Ao efetuar vários tiros, é possível ver essas cápsulas espalhadas pelo chão. Nos filmes, é facil ver isso pois os diretores sempre criam um “mar de projéteis”.

Nicolas Cage, no filme “Senhor das Armas”

No entanto, ao expelir essa cápsula de projétil, a arma faz um movimento no de recuo em seus mecanismos internos, o que é chamado de Blowback.

A princípio, o blowback no airsoft funciona da mesma maneira que em armas de fogo. Porém, a munição utilizada em equipamentos de airsoft são as esferas plásticas chamadas de BB’s, que não possuem nenhuma parte “expelível”. Ou seja, o blowback airsoft não tem funcionalidade de fato, ele é somente para fins de realismo.

O airsoft é um esporte que possui algumas vertentes, mas uma coisa com certeza é unânime: Todos os operadores querem os equipamentos mais realistas possíveis.

Isso traz uma sensação de estar dentro de uma operação de verdade. Proporciona ao jogador maior adrenalina e diversão.

Quais Armas De Airsoft Possuem Blowback?

homem engatilhando pistola

Em sua maioria, as armas de airsoft que possuem o sistema Blowback são a gás, mais conhecidas como GBB’s.

Caso você não saiba o que é GBB, confira nosso post: O que é GBB no Airsoft? Como funciona?

No entanto, temos também armas de airsoft elétricas que possuem o blowback, que nesse caso é conhecido como eletrick blowback. Por necessitar de energia da sua bateria para funcionar, o “EBB” é um pouco mais fraco e tem um rendimento menor do que uma GBB.

Como Funciona o Blowback?

vista interna de uma pistola airsoft

A princípio, irei falar somente do funcionamento em sitemas a gás, caso você tenha uma arma EBB, deixe aqui nos comentários.

Porém, o princípio entre o funcionamento entre armas elétricas e a gás é o mesmo.

A airsoft possui um reservatório de gás (o local depende do modelo). Você insere o magazine e puxa o slide levando uma BB para a câmara de disparo. Ao apertar o gatilho, o martelo é liberado. Dessa forma, faz contato com um bocal que libera um jato de gás em uma válvula diretamente atrás da BB.

A pressão atrás da BB faz com que ela se desloque diretamente para a extremidade do cano. Enquanto isso, o mesmo gás empurrou o slide para trás, fazendo o movimento blowback. Além disso, esse gás carrega a próxima BB na frente da válvula e redefine o martelo para o próximo disparo.

Após isso, você puxa o gatilho novamente, e o ciclo se repete. Quando a última BB é carregada, uma peça desliza e trava o slide para trás. Dessa forma, você consegue saber quando sua munição acaba.

Para ilustrar esse processo, encotrei dois vídeos bem bacanas que mostram o funcionamento do blowback em uma pistola, assista abaixo:


E é isso aí galera, comenta aí o que achou, caso esse post tenha te ajudado. E se você quer conhecer equipamentos com blowback, basta acessar o nosso site: Armas com Blowback Airsoft

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *