O que é Hop Up Airsoft? Como Funciona?

o que é hop up airsoft

Mais Alcance para sua Airsoft!

Não adianta nada você ter a arma de airsoft mais precisa do mundo, se ela não alcança o seu oponente. No post de hoje, vamos te falar o que é hop up no airsoft, e em como ele pode te ajudar com isso.

soldado segurando uma m4 de airsoft com hop up a mostra

O que é Hop Up Airsoft?

Em primeiro lugar, vale dizer que a maioria das airsofts já vem com o sistema Hop Up Integrado. Sendo assim, mesmo que você não saiba, é muito provável que a sua airsoft já tenha hop up. Esse que é um mecanismo simples, e tem como objetivo aumentar o alcance dos seus disparos. O mecanismo é composto basicamente por 3 elementos: a câmara, a borracha do hop-up, e o nub.

A Borracha do hop-up é o que entra em contato com a BB, portanto aplica a mesma o efeito de rotação.

O Nub, é a peça que pressiona a borracha para baixo, conforme vai se ajustando à camara.

Exemplo simples de mecanismo de hop-up

A ideia aqui é fornecer um “empurrãozinho” a munição, para que ela tenha mais chances de chegar ao seu destino.

Como Funciona?

Em resumo, o hop-up funciona através da aplicação de pressão, criando um movimento de rotação na munição.

Ou seja, quando a munição passa pela câmara do hop-up, ela adquire um movimento de rotação, que faz com que sua trajetória se estenda por uma maior distância.

Pense comigo. A munição do airsoft é muito leve, sendo assim, ela sofre muito mais variação, e tende a ser desacelerada facilmente pela resistência do ar.

Com o sistema hop up, a BB sai rotacionando pra cima, o que faz com que ela possa percorrer uma trajetória maior, pois, quando a munição gira, o ar que está em volta dela também gira junto.

esquema de funcionamento do sistema hop up airsoft

Como Regular o Hop Up Airsoft?

Para uma regulagem correta no hop up é necessário um ajuste nos níveis de pressão. Mas fique tanquilo, é bem simples de se fazer.

mecanismo hop up de uma m4 airsoft
mecanismo hop up de uma m4 airsoft

Geralmente o hop up é encontrado na parte externa das armas de airsoft em forma de engrenagem, como vocês podem ver na imagem acima (engrenagens na cor verde).

O ideal é começar do zero. Deve-se girar a engrenagem totalmente para um lado qualquer, e ir realizando alguns disparos. E assim por diante, até atingir o disparo mais reto possível, maximizando o alcance. Esse será o ajuste ideal para o seu equipamento.

ajuste de hopup da forma correta em uma m4 airsoft

Cuidados com o Hop Up

É muito importante citar, que assim como qualquer mecanismo, o hop up vai se desgastando com o tempo. Sendo assim, será necessário regular o mesmo periodicamente.

Além disso, com o tempo, variações de temperatura, umidade e outros fatores, seu mecanismo irá se degradando, então caso note uma decaída no desempenho, e a regulagem não esteja mais como antes, talvez seja a hora de trocar o mecanismo completo.

Outro ponto importante é que se deve utilizar sempre BB’s de qualidade, e nunca reutilizar as munições. BB’s de má qualidade ou deformadas irão entupir o seu cano, sem contar que podem degradar e muito o seu equipamento por completo.

Após cada jogo, recomendamos que realize uma limpeza no cano e no sistema de hop up de sua airsoft, utilizando um óleo de silicone, processo simples, mas que faz toda a diferença para aumentar a vida útil de sua arma.

E por fim, você ainda pode fazer um upgrade em seu equipamento, e trocar o mecanismo de hop up por um melhor, obtendo ainda maior alcance e precisão!


Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em te responder!

CONFIRA NOSSOS ARTIGOS SOBRE AIRSOFT!

Um grande abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *