O Que é um Arco Composto?

garoto usando um arco composto

Arco Composto

A princípio, a definição do que é um arco composto é bem simples. Este simplesmente se diferencia dos outros pois possui roldanas nas extremidades de seu limbo, ou seja, em suas lâminas.

Nesse post irei focar nas qualidades e características de um arco composto. Sendo assim, caso queira saber mais sobre a diferença entre os arcos composto e recurvo, leia este post: Qual a Diferença entre um Arco Composto e um Arco Recurvo?

Um arco composto ou arco de polias é considerado mais “moderno” dentro do mundo da arquearia. Nele é possível instalar diferentes acessórios, ou seja, facilita muito a vida do arqueiro.

mulher loira atirando com arco e flecha composto

A Origem

Ao fim dos anos de 1920 início de 1930, os arcos convencionais foram examinados com o objetivo de um aperfeiçoamento em seu desempenho. Até que nos anos de 1960, um “faz tudo” do Kansas, nos EUA, desenvolveu o primeiro protótipo de arco composto. Seu nome era Holless Wilbur Allen Jr.

As roldanas eram de madeira, a empunhadura era de treliça feita de tábuas de pinho, lâminas de carvalho laminado com fibra de vidro. Um protótipo e tanto para a época!

A partir desse modelo, foram feitas algumas otimizações por um arqueiro chamado Tom Jennings, que trabalhou junto com Allen para melhorar ainda mais seu arco. A partir daí, temos o arco composto como conhecemos hoje.

O Funcionamento

A princípio, o funcionamento de um arco de polias não possui muito segredo.

Como o próprio nome já diz, o arco possui polias em suas extremidades, que servem para diminuir a pressão do arco durante a puxada. Estima-se que o alívio seja de 40% a 70% dependendo do modelo utilizado.

Para quem já usou um arco recurvo, sabe como é complicado manter a mira por um determinado tempo com um modelo de libragem alta, rs.

homem segurando um arco recurvo com luvas

Em suma, o alívio da pressão acontece praticamente no meio da puxada. Com essa pressão mais leve, é possível manter a mira por muito mais tempo.

A Utilização do Arco Composto

Esse tipo de arco e flecha é muito utilizado atualmente principalmente para atividades de caça.

Por ter uma estabilidade maior, e geralmente com os modelos são mais potente ele é o mais escolhido. No entanto, esse não é o único motivo. Em atividades de caça é comum ter que ficar com o equipamento “armado” e esperar pela presa. Sendo assim, esse tipo de arco ajuda muito para essa atividade.

silhueta arqueico com arco composto

Além disso, os arqueiros utilizam o arco de polias também para várias competições e para lazer. Infelizmente não são utilizados nas olimpíadas ainda, mas acreditamos que em um futuro breve isso será realidade.

Recomendações

O modelo de arco mais recomendado para você irá depender de sua finalidade de uso, e também do valor que estará disposto a investir.

Em nosso site temos modelos com um ótimo custo benefício, entretanto, só você poderá decidir o melhor modelo para o seu uso.

Confira aqui os Modelos de Arcos de Polias (Composto)


Por hoje é isso pessoal, agradeço a quem leu até aqui, e já sabe… Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comenta aqui. Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *