Para que serve o Shemagh no Airsoft?

shemagh airsoft

Fala meus amigos, tudo certo com vocês?

O post de hoje é sobre o tão famoso Shemagh, ou também como é conhecido lenço árabe, muito utilizado nas ações táticas no mundo todo!

Saiba mais sobre a importância desse acessório!

O que é o Shemagh?

Pra quem não conhece, o Shemagh é basicamente um lenço grande de algodão, na medida de 1,10m, que tem sua origem no Afeganistão e foi amplamente difundido nesse território. Ele foi adotado rapidamente durante as guerras e passou a ser utilizado também no dia a dia das pessoas que moram por lá.

Os Shemaghs possuem uma definição muito simples, eles são acessórios de SOBREVIVÊNCIA!

História do shemagh

Esse acessório inicialmente era muito comum de ser visto nas cores caqui e verde, mas de fato nos dias de hoje, passou e ser fabricado em diversas estampas e cores, na qual em cada unidade militar pode ser visto a personalidade de cada um estampada nos desenhos e cores.

Shemagh tem muitas utilizações, como: bandana, véu facial, cachecol, pode-se fazer uma funda (tipo de arma rudimentar), funcionar como meias, bolsa, toalha, corda, filtrar impurezas da água, entre outras inúmeras funções. Você pode também improvisar uma joelheira, uma venda para os olhos, ou pode usar como cinto improvisado e até um torniquete quando necessário.

Shemagh em Uso

No ambiente tático, ou seja, no airsoft o Shemagh é um acessório que além da proteção de diversas áreas do corpo, como o rosto, mãos e pernas, além de camuflar o que for necessário, por seu material ser resistente e de alta durabilidade, também é indicado para proteger contra insetos ou folhas cortantes. O Shemagh também foi um clássico coador de café para os soldados russos que deixavam as manchas pra colaborar na camuflagem.

A fibra de algodão faz ótimas iscas de fogo e funciona muito bem como atadura, cobertor, luva improvisada para segurar peças quentes.

Acredite, estes são só os usos mais comuns e difundidos, com um pouco de pesquisa você encontra inúmeras formas de usar e portar seu Shemagh, além de outros diversos usos e aplicações em cenários onde os recursos são escassos ou controlados.


E aí gostou? Deixa o seu comentário sobre o que você acha do shemagh aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *