Qual a diferença entre um Arco Composto e um Arco Recurvo?

arco recurvo jogado na grama

Fala pessoal, tudo bem? Hoje o tema são os Arcos e Flechas! E queremos saber de você, já sabe se o seu arco ideal é um Arco Recurvo ou um Arco Composto? Então bora descobrir!

O que já sabemos é que o arco e flecha é um equipamento que dispara flechas a longas distâncias. Também sabemos e que ele pode ser feito de madeira, alumínio, fibra de vidro, e vários outros materiais resistentes. Mas o que queremos saber é: Quais são os tipos de arco, e o que muda de um para o outro?

Em primeiro lugar, existem dois tipos de arcos, os Arcos Recurvos e os Arcos Compostos.

Arcos Recurvos:

Pessoa segurando um arco recurvo

O Arco Recurvo é caracterizado pela formato das suas lâminas, com dupla curvatura formando assim uma espécie de curva em “S”. Nesse tipo de arco, as cordas são fixadas diretamente em suas lâminas, ele não possui sistema de roldanas e é um modelo mais “rústico”.

Entretanto, esse também é conhecido como o arco olímpico, pois é o modelo utilizado nas Olimpíadas. Ele possui uma maior dificuldade de disparo, sendo que a pressão da corda é constante e é mais pesado para o atirador manter a mira durante um período de tempo.

Pode ser encontrado em 2 formatos, o desmontável e o inteiriço. E pode ser feito em madeira, alumínio, fibra de carbono e fibra de vidro.

É compatível com a instalação de acessórios que facilitam e melhoram o desempenho do seu tiro.

Arcos Compostos:

homem segurando um arco composto

O Arco com Polias, ou Arco composto, é um equipamento moderno que possui um sistema de disparo diferenciado em relação aos arcos recurvos. O sistema do Arco composto é feito por polias que ficam localizadas nas extremidades das lâminas, que é por onde a corda passa. A corda se estica com a ajuda dessas polias, o que diminui consideravelmente a força necessária para “armar” o arco.

Uma das principais vantagens do arco composto é que as polias, em determinada posição da puxada, aliviam a tensão da corda em cerca de 60% a 70%. Dependerá do modelo do seu arco e da sua potência. Isso é ideal para quem fica com a mira fixa por mais tempo. Te proporciona uma chance de concentração e foco muito maior e com MUITO menos esforço.

Além disso, outra vantagem do arco composto, é que a maioria têm regulagem de potência. Ou seja, você pode ajustar a quantidade de libras do seu equipamento, conforme a sua preferência. No entanto, sempre terá uma limitação dependendo do modelo do arco.

Em resumo, é importante na hora de escolher entre um arco composto ou arco recurvo, lembrar algumas coisas. O Arco composto é um modelo mais moderno. Além disso, possui vantagens para a prática do tiro ao alvo de forma recreativa. No entanto, se a sua intenção é ir para uma competição e testar suas habilidades, o modelo ideal para você é sem dúvidas o Arco Recurvo.


E aí, gostou? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixa aqui que a gente vai ter o maior prazer em conversar contigo.

Até a próxima!

Encontre seu arco ideal na aventuramix!

Comentários

    1. Boa tarde Amanda!

      Muito obrigado por seu comentário.

      Fico muito feliz em saber que estamos agregando valor para você. Espero que possa aprender muito com nossos posts!

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *