Qual a Munição do Airsoft?

qual a munição do airsoft?

A Munição do Airsoft

Um dos principais diferenciais que destaca o Airsoft de outros esportes como o paintball, por exemplo, é justamente sua munição. No combate, são usados os projéteis chamados de BB’s ou Ball Bearing. Estes, que são esferas feitas de plástico ou material biodegradavel.

No entanto, a principal diferença desse tipo de munição, é que ela literalmente é uma “bolinha de plástico”. Ou seja, ela não estoura, nem solta tinta, como ocorre no Paitball.

munição do airsoft bbs

Essa é uma das principais razões pelo qual o Airsoft é considerado um jogo de honra. Sabendo que a munição não “marca” o oponente, é necessário ser sincero e se declarar “morto” ao ser atingido. Dessa forma, a honra do operador é colocada em teste, pois ele também pode dizer que não foi atingido e seguir o jogo (famoso highlander, rs).

O padrão de tamanho das BB’s é de 6mm de diâmetro. Porém, em alguns casos, é possível encontrar bb’s com o diâmetro de 8mm.

IMPORTANTE: A reutilização de BB’s não é indicada, pois, pode trazer danos irreversíveis à sua airsoft!

Tipos de BB’s

A seguir, apontarei os principais tipos de BB’s para airsoft, bem como suas gramaturas e a indicação de uso para cada uma.

A princípio, temos as bb’s comuns, as bio degradáveis, e as traçantes.

BB’s Comuns (Padrão): Esferas feitas de plástico ABS, com um tamanho de 5,94mm e 0,01mm de tolerância. Podem ser utilizadas em qualquer tipo de arma de airsoft.

BB’s Biodegradáveis: São esferas produzidas com material biodegradável, que não agride a natureza. Com tamanho idêntico ao anterior, também pode ser utilizada em qualquer tipo de arma de airsoft.

BB’s Traçantes: Esferas desenvolvidas para captar a luz e incandescer, ou seja, elas brilham no escuro. Ideal para jogos noturnos. No entanto, para que elas funcionem, é necessário instalar um dispositivo externo em sua arma de airsoft. Este é chamado de “tracer”, e fornece um raio de luz para sua bb, deixando ela brilhante.

bb's traçantes acesas

Gramaturas da Munição do Airsoft

Aqui, cito as principais gramaturas das munições do airsoft, e algumas recomendações de uso.

  • 0.12g: Uma das munições mais leves do mercado. Indicadas para uso em pistolas e equipamentos mais simples. Não é indicado para uso em competições de airsoft, pois, devido ao seu baixo peso, tem uma variação muito grande. Consequentemente, baixa precisão em maiores distâncias.
  • 0.20g: A gramatura mais versátil do airsoft. Pode ser usada em pistolas ou até mesmo em AEGs (rifles elétricos) e GBB’s, desde que esses tenham uma potência igual ou menor a 350 FPS.
  • 0.25g: Gramatura ideal para rifles de airsoft que tenham uma potência que gira em torno de 350 a 400 FPS. Como essa munição é mais pesada, tende a ser mais precisa, pois, sofre menor variação com o vento.
  • 0.35g e 0.40g: Indicado para armar que tenham uma potência de 400 FPS ou mais, ou então, equipamentos que sofreram algum tipo de upgrade. Esta é a gramatura utilizada por snipers, pois, precisa de uma força maior para ser disparada. No entanto, tem uma precisão acima da média.

OBS: Lembre sempre de utilizar BB’s de qualidade, pois, caso o operador escolha uma munição de baixa qualidade, pode danificar seu equipamento, entupir o cano, ou até mesmo causar um acidente para os competidores.

Além disso, é importante frisar que isso não é uma regra. Você pode optar por diferentes gramaturas de BB’s, para atingir determinado resultado. Como qualquer outra coisa, é preciso testar para ver o que mais se adapta ao seu estilo de jogo.


E aí, qual a BB que você usa? Comenta aqui embaixo!

Um grande abraço, e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *