Qual o Melhor Chumbinho? Entenda Todos os Tipos!

capa homem segurando caixa de chumbinho para carabina de pressão

O Melhor Chumbinho

Fala pessoal, hoje eu estou aqui para contar qual o melhor chumbinho para sua carabina de pressão, seja ela 5.5, 4.5 ou 6.0.

Nesse post você irá entender um pouco mais sobre os tipos de chumbinho, e para que serve cada um deles.

Se tem perguntas que nós sempre recebemos, são essas:

“Guilherme, qual o melhor chumbinho?”

“Que chumbinho eu devo escolher para minha carabina de pressão?”

“Qual a munição é melhor para minha espingardinha?”

Primeiramente, devemos entender como é a construção de um chumbinho que usamos atualmente.

Os Primeiros Chumbinhos

Os primeiros chumbinhos que surgiram, foram os chumbinhos esféricos. Estes, por sinal, possuem boa penetração, mas seu formato torna ele menos preciso. Pois, sua aerodinâmica permite que ele gire para qualquer lado.

chumbinhos esféricos brilhando e organizados

Pensando nisso, foram desenvolvidos os chumbinhos como conhecemos hoje, chamados de “diabolô”, por possuírem uma cintura.

Esses chumbinhos, são constituídos por 4 partes:

  • Cabeça
  • Cintura
  • Saia
  • Perfil Interno

As Partes dos Chumbinhos

A Cabeça, é talvez a parte mais importante do chumbinho. Pois ela é a principal responsável pelo desempenho aerodinâmico, e pelo resultado do impacto do projétil sobre o alvo.

Cabeça do chumbo para carabina de pressão

A função da Cintura, é reduzir o atrito do cano com o projétil. Seu formato também favorece o desempenho da saia, onde com o disparo, ela se ajusta ao diâmetro do cano.

Cintura do chumbo para carabina de pressão

Alguns chumbinhos não possuem a cintura, ou tem a cintura bastante reduzida, como este aqui:

chumbinho sem cintura
Chumbinho Crosman Penetrator

A Saia é a parte do chumbinho que recebe primeiro o impacto do disparo. O ideal é que ela entre o mais justa possível no cano da carabina, sem deixar espaços. No entanto, encontramos muitos chumbos no mercado aonde isso não acontece, e dessa forma você perde a precisão e uniformidade no tiro. Ou seja, seus disparos irão variar.

Saia do chumbo para carabina de pressão

O Perfil Interno é a parte oca dentro do chumbinho. Ele é quem recebe o ar do disparo e expande a saia. Por isso, sua uniformidade é tão importante quanto da saia. Quanto menor o perfil interno, maior é o peso do chumbo.

Perfil interno do chumbo para carabina de pressão

Tipos de Chumbinhos

Agora que você já entendeu como é a sua construção, vamos falar sobre os formatos, ou melhor, sobre os tipos de chumbinhos.

Existe uma infinidade de modelos, mas os principais são: Match, Domed, Pointed e Hollow Point. Em geral, os outros são apenas variações destes 4 modelos principais.

Chumbinho Match

chumbinho tipo match para carabina de pressão arte

Este é um chumbinho para competição. Foi desenvolvido para tiros em alvo de papel, uma vez que seu desempenho é melhor em curta distância, e ao atingir o alvo, ele abre um orifício circular, que permite a perfeita visualização da pontuação.

Domed ou Cabeça Arredondada

chumbinho tipo domed para carabina de pressão arte

O Domed é um chumbinho “bom pra tudo”. É o coringa dos chumbinhos para carabina de pressão. Eficiente em quase todos os aspectos e funcional para todo tipo de finalidade, pois, proporciona grande velocidade, longo alcance, excelente precisão e penetração. Só deixa a desejar no quesito de expansão.

Pointed ou Cabeça Pontuda

chumbinho tipo pointed para carabina de pressão arte

Este possui a cabela afiada, ou seja, é ideal para penetração. Indicado para atiradores que irão realizar atividades de alto impacto, mas também que necessitem de determinada perfuração no alvo.

Chumbinho Hollow Point

chumbo tipo hollow point para carabina de pressão arte

É uma munição que tem um espaço “oco” em sua cabeça. Sendo assim, é indicado para destruição, pois possui alto poder de impacto e expansão. Tem boa precisão, no entanto deixa a desejar no quesito de penetração e alcance.


Para escolher de fato qual é o melhor chumbinho, confira esse vídeo que soltamos em nosso canal com todos os detalhes sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *