Regras do Airsoft: Entenda as Principais!

O Airsoft é um esporte motivador que conquista novos adeptos diariamente e por se tratar de armas, muitos não sabem ainda o que é permitido e até como se comportar dentro de campo. Influenciados pelos jogos online, adolescentes também querem participar da atividade.

Mas, será que isso é possível? O que é preciso saber antes de começar no Airsoft? Entenda mais sobre as normas e boas práticas a seguir.

1 – Qual idade mínima para jogar Airsoft?

De forma geral, a idade mínima para participar dos campos de batalha é 18 anos. No entanto, alguns campos e eventos permitem a entrada de menores quando estão acompanhados de seus pais ou responsáveis.

Por que existe essa limitação? A proibição está amparada no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90, que estabelece no artigo 242 que nenhuma arma deve ser entregue a uma criança ou adolescente. O ato pode configurar crime. Essa norma não distingue um objeto de esporte de um equipamento letal, portanto, é necessário ficar atento a essa questão.

2 – O que é Safe Zone do Airsoft?

A Safe Zone é a área fora do jogo, contudo, isso não exime os participantes de seguirem algumas regras no Airsoft. Nesse ambiente, é necessário deixar a arma “fria”, ou seja, sem o magazine. Também é importante manter o seletor de tiro no modo safe (travado).

Atenção! Você nunca pode disparar a arma na safe zone. Muitos participantes não usam óculos de proteção nesses ambientes e um tiro errado pode causar danos. O disparo só é permitido na linha de tiro própria para teste e cronagem dos equipamentos e isso exige o uso de óculos de segurança.

3 – Área de Jogo

Uma regra no Airsoft que deve ser seguida à risca é o uso de óculos de proteção próprio para o esporte no campo de batalha, uma vez que ele tem proteção balística.

A honestidade também é uma característica imprescindível nos participantes. A munição utilizada não marca a área atingida (diferente do que ocorre no paintball), portanto, o participante precisa falar bem alto “morto” quando for atingido em uma parte do corpo ou na arma. Além disso, é necessário levantar os braços e colocar um pano vermelho na cabeça (denominado de Kill rag).

Em algumas práticas, o jogador atingido pode se deslocar com o pano vermelho para a área de respawn depois que se declarar “morto”. Nesses casos, é estabelecido um tempo que o participante precisa aguardar para poder retornar ao game.

Já se o campo de batalha permite o uso de bandagens, o jogador que gritar “morto” pode chamar “médico”. Aí outro participante realizará a “cura” do atingido e colocará uma faixa branca em um dos braços, o que permite o retorno imediato ao jogo. Geralmente, são autorizadas até duas bandagens por game.

4 – Regras de Rendição do Airsoft

Se o jogador conseguir chegar a uma distância de cinco metros do oponente sem que ele perceba, poderá falar “rendido” sem efetuar o disparo.

Caso o time adversário esteja com vantagem numérica ou se a distância for maior do que cinco metros, essa rendição não será válida.

5 – Silêncio: morto não fala

O jogador que se declarar “morto” não pode entregar a posição do adversário, afinal, “morto não fala”.

Ele apenas pode solicitar auxílio médico ou sair do campo.

6 – Uso de apito em caso de emergência

Muitos campos de batalha utilizam apito para indicar casos de acidente ou de ferimentos reais. Nessa situação, a equipe organizadora do evento solicita um atendimento médico de verdade.

Então, nada melhor do que ter no colete um apito de segurança, mesmo que nunca utilize.

7 – Boas práticas do airsoft

Não é autorizado atirar por frestas e nem realizar tiro cego, que é quando o jogador dispara sem ter uma visão real do oponente.

Os jogos em ambientes fechados, chamados de CQB, exigem uma proteção extra para os olhos em função da proximidade do combate. Em alguns campos só é permitido o uso de pistolas por conta do FPS mais baixo.

Entenda como funciona esse limite nos principais campos do Brasil:

  • Pistolas de Airsoft – até 330 fps – distância mínima de disparo – livre
  • Rifles elétricos AEG – até 400 fps -distância mínima de disparo – 10 metros
  • Arma de Suporte (metralhadoras) – até 400 fps – distância mínima de disparo – 20 metros
  • Arma DMR – até 450 fps – distância mínima de disparo – 20 metros
  • Sniper Airsoft – até 580 fps – distância mínima de disparo – 30 metros

Agora você já conhece as principais regras no airsoft e as boas práticas para ter um game seguro e honesto. Lembre-se de manter os óculos especial para airsoft dentro da área de jogo, é o básico! 

É normal os equipamentos ficarem embaçados. Se isso acontecer, você deve se dirigir até a Safe Zone para proceder com a limpeza. Há também alguns modelos de óculos que têm uma ação antiembaçante muito eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *