O que é GBB no Airsoft? Como funciona?

homem segurando aeg gbb airsoft

Então você acabou de entrar no mundo do airsoft… É normal ficar perdido com alguns termos comuns no esporte, tais como AEG, AEP, BB’s, Hop-Up, e o famoso GBB.

No entanto, o que é o GBB? Como funciona? No post de hoje nós iremos responder essas e outras dúvidas!

AEG de aisoft da KWA, com alguns acessórios.

O que é GBB?

O termo “GBB” em si, significa Gas Blow Black. É um sistema das armas de airsoft que funciona através de Gás Propano (Green Gas), ou CO² . O sistema GBB é extremamente atrativo, devido ao seu alto realismo. Em outras palavras, ele proporciona a sua arma um movimento de disparo muito semelhante ao de uma arma de fogo, aumentando de forma absurda o seu grau de realidade.

Em equipamentos GBB, geralmente o gás é inserido no magazine. Portanto, o mesmo possui um reservatório de gás que vai se esvaziando conforme são realizados os disparos. A relação de consumo/desempenho dependerá do gás e do equipamento utilizado.

Atualmente no Brasil, é mais comum encontrar pistolas airsoft GBB. Os rifles com esse sistema ainda possuem um valor elevado de importação e venda aqui em nosso país. Consequentemente, são bem raros de se encontrar. Esses rifles são muito utilizadas em competições no exterior, devido ao seu realismo e também por seus magazines serem desenvolvidos para comportar a mesma quantidade de munição (BB’s) que as armas reais. Os famosos magazines Low-Cap.

Os equipamentos GBB, possuem um mecanismo e funcionamento mais simples do que os modelos elétricos. Sendo assim, necessitam de menos manutenção. Por exemplo, o próprio gás utilizado para o funcionamento de sua airsoft já realiza a lubrificação interna dela, o que aumenta sua durabilidade e vida útil.

Vantagens de uma airsoft GBB:

A utilização de uma Airsoft GBB com certeza tem várias vantagens, tais como o realismo, os sons e as sensações proporcionadas ao jogador durante o game. No entanto, algumas vantagens podem se transformar em desvantagens em determinados momentos do jogo. Por exemplo, quando você precisa ser silencioso e a GBB acaba fazendo um barulho de metal batendo em metal (blowback). Em suma, isso pode facilmente te denunciar para o adversário e fazer com que seja abatido.

Em jogos no Brasil, é comum de encontrar operadores utilizando um rifle elétrico como arma principal. Portanto, a GBB fica como arma secundária. Consequentemente, você pode balancear muito bem suas vantagens e desvantagens.

Da mesma forma, dentro desse contexto encontramos também alguns modelos a gás sem o famoso “recuo” (o tal do blowback). Esses são chamados de GnBB’s, e possuem o mesmo funcionamento, e a mesma forma de disparo e carregamento, e a única diferença entre as GBB’s comuns é realmente apenas o blowback.

Em conclusão, nós da AventuraMix adoramos os equipamentos GBB’s, e você pode ver eles e vários outros em nosso site clicando AQUI.


E aí, gostou? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comenta aqui embaixo que vamos adorar bater um papo com você.

Um grande abraço, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *