Spetsnaz: Forças Especiais Russas!

spetsnaz

Graças a Hollywood, todos já ouviram falar nos Mariners, nos SEAL’s, e outras forças militares americanas. Porém, poucos ouviram falar das SPETSNAZ, as forças especiais Russas.

Por isso no post de hoje, eles serão o nosso tema principal.

Bora começar?

Quem são os Spetsnaz?

Uma das forças mais eficientes e preparadas do mundo, o termo “Spetsnaz” vem de uma sigla originada das palavras Spetsialnogo Naznacheniya. Em uma tradução literal, o significado seria “propósito especial”.

São unidades militares especiais, altamente treinadas e controladas pelo serviço de inteligência militar Russo, o GRU.

Como surgiram os Spetsnaz?

Este conceito de uso de forças especiais táticas e estratégicas foi originalmente proposta pelo militar russo Mikhail Svechnykov, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele previa o desenvolvimento de habilidades não convencionais, a fim de superar desvantagens que forças convencionais encontram em campo de batalha.

Em 1950, Georgy Zhukov defendeu a criação de 46 grupos militares Spetsnaz. Sendo cada grupo composto por 120 militares . Esta foi a primeira vez que se usou o termo ” Spetsnaz ” para designar um ramo militar específico.

Estes grupos foram mais tarde expandido para batalhões e brigadas. Sendo que os primeiros batalhões Spetsnaz foram criados em 1957.

Categorias Spetsnaz:

A “tropa de elite” dos Spetsnaz é formada por dois grupos em destaque, e que atuam muito próximos um ao outro: o Spetsgruppa “A”(Alpha Group) e pelo Spetsgruppa “B” (Vympel). Este último também é conhecido como um Diretório B da KGB.

O Alpha Group possui cerca de 700 à 1000 homens. São usados em operações especiais como assassinatos, sabotagens, e outras operações secretas. Também são acionados em resposta à atos violentos contra espaços públicos.

Já o Vympel possui cerca de 1000 homens altamente treinados. Atuantes no contra-terrorismo e contra-sabotagem. São chamados também de unidade de operações especiais e de reconhecimento. Voltados principalmente para ações de inteligência.

O Treinamento

O treinamento dos Spetsnaz é conhecido por ser extremamente brutal e rígido! Sendo mais pesado até que o treinamento dos Seals(força especial americana, responsável, entre outras coisas, pelo assassinato de Osama Bin Laden).

Um “Spetsnaz” é treinado em operações táticas. Paraquedismo, pilotagem de diversos veículos (aéreos, aquáticos e terrestres), rapel, manejo de armas, combate corpo-a-corpo, escalada, mergulho, combate subaquático, tiro de longo alcance, formação médica, demolição, entre outros.

Além de estar preparado para situações de inteligência, como reconhecimento e captura de informações e documentos.

Em 2010, após as reformas militares russos, Spetsnaz GRU foram dispensados. ​​Colocados em diferentes divisões das Forças Terrestres do Exército Russo. Em 2013, no entanto, algumas unidades foram restituídas às divisões GRU! Colocado sob sua autoridade.

Abaixo vou deixar um vídeo para que vocês possam ver um pouco mais sobre os Spetsnaz:

E aí, gostou? Comenta aqui embaixo e conta pra gente o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *