Tipos de Pistola de Pressão: Saiba tudo!

tipos de pistolas de pressão

Fala meus amigos, tudo certo?

Hoje vamos falar mais especificamente das pistolas, quais as opções que podemos encontrar além dos cuidados a serem tomados com essas belezinhas tão valiosas.

Bora começar?

As Pistolas de Pressão

As pistolas de Pressão são as mais escolhidas pelos iniciantes para a prática do tiro esportivo. Elas são pequenas e muito fáceis de manusear, então a praticidade para quem está começando é perfeita.

As opções desse tipo de arma são variadas, e dentre elas estão modelos que podem ou não ser réplicas de armas de fogo.

As pistolas desse tipo disparam projéteis de chumbo, geralmente chamados de chumbinho, sendo eles de 4,5 mm ou 5,5 mm, de acordo com o modelo escolhido. Além disso, podem disparar esferas feitas de variados metais, como o aço e o cobre.

Tipos de pistola de pressão

As diferentes pistolas de pressão proporcionarão efeitos diversos, tecnologias diferentes, cadência de tiros variada, e muito mais. Então, veja aqui quais as opções disponíveis para você saber escolher a pistola que mais se encaixa no seu gosto ou necessidade.

Pistola de pressão com mola ou ar comprimido

As pistolas de pressão por mola ou ar comprimido possuem uma cadência de tiros bastante baixa, pois propulsionam um único projétil por acionamento do gatilho, tornando necessário recarregá-la a cada uso.

Seu mecanismo funciona com base no pressionamento de uma mola por um pistão que, ao liberá-la, permitirá que a sua força mecânica impulsione o projétil inserido. Essa é a opção geralmente mais barata e que oferece um bom custo/benefício para quem deseja comprar a primeira pistola de pressão.

Pistola de pressão PCP

Pistolas desse tipo trazem um compartimento especial para a inserção de um cilindro com ar comprimido. Modelos como esse são geralmente semiautomáticos, permitindo um disparo por acionamento do gatilho sem que seja necessário recarregar a cada novo disparo, o que proporciona praticidade e agilidade durante o seu uso.

Por sua potência e extrema precisão, são geralmente utilizadas em competições.

Se você quer saber mais sobre o funcionamento de uma PCP, assista a esse nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1HoxjeY7rAY

Pistola de Pressão CO2

Os modelos de pistola de pressão com propulsão por COcostumam ser a alternativa que oferece maior realismo, por terem um peso e um coice que se aproximam daqueles oferecidos pelas pistolas de fogo.

Os modelos desse tipo são a melhor alternativa para quem deseja uma opção que ofereça uma experiência próxima à de atirar com uma verdadeira pistola, tornando-a mais real e intensa.

Cuidados com a pistola de pressão

É importante que você saiba cuidar muito bem de sua arma de pressão para que ela tenha uma boa vida útil, e claro, um ótimo desempenho sempre.

Basicamente, os primeiros cuidados são:

  • Uma pistola de pressão – assim como qualquer outra arma do gênero – deve ser transportada sem munições em seu interior e deve ser mantida dentro de um case apropriado;
  • Ao transportá-la, é necessário levar consigo a nota fiscal de sua compra, conforme exigido pela legislação;
  • Ao manuseá-la, evite apontá-la para pessoas ou para si mesmo, a fim de evitar acidentes;
  • A compra de uma pistola de pressão pode ser realizada apenas por uma pessoa com mais de 18 anos. Caso pretenda realizar a caça esportiva, verifique a legislação local para saber sobre lugares e animais cuja caça é considerada criminosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *